Pesquisar este blog

outubro 20, 2012

Resistência.

     Não sei se todos vão concordar comigo, mas acho a palavra resistência uma daquelas que a gente não pode deixar de fora do nosso vocabulário cotidiano. Ela vem  do ato de resistir, manter-se firme, suportar e é quase um sinônimo de heroísmo, bravura. Principalmente nesses nossos dias em que somos levados a toda hora a pensar no seu oposto que é a desistência. Tantos são os problemas que enfrentamos, os obstáculos que encontramos.
     Não poucas vezes em nossas vidas ela é necessária. É resistindo que conseguimos chegar ao fim de nossos empreendimentos. Sem ela desistimos, caímos pelo caminho sem atingir os nossos objetivos, dos mais simples aos mais complexos. Nada na vida se obtém sem que ela seja acionada tanto na forma de força física quanto espiritual. Ninguém vai a lugar nenhum sem  acionar dentro de si uma boa dose dela.
     Muitos a tem naturalmente. Traz dentro de si essa força que leva a resistir em momentos difíceis da vida as mais duras provas, vencer os obstáculos que para muitos poderiam ser fatais. Nesse caso, ela pode chamada de fé, confiança, otimismo.
     Por outro lado, quem não a tem, física ou espiritualmente, não raro, luta para encontrá-la. Afinal de contas, ela pode ser obtida através do treino e do estudo, da luta pessoal contra o desânimo, a preguiça e o negativismo.
     Mas não pense que é fácil: ter resistência, em qualquer um dos seus muitos aspéctos não é moleza. É preciso olhar para frente e vislumbrar uma vida melhor com conquistas e vitórias e estar certo de que a vida não é feita de facilidades, que a felicidade passa, muitas vezes, pelo caminho da dor e do sacrifício. Os que pensam que as coisas "caem do céu", geralmente acabam por ter suas expectativas frustradas, pois nossa cota de empenho e resistência a qualquer momento será cobrada.
     No entanto, resistência também pode ser sinônimo de falta de vontade e coragem de aceitar o novo ou lutar por mudanças. Em muitos casos, resistência pode significar estagnação, ficar parado sem ânimo para dar um passo necessário para que novos caminhos se abram e se possa enxergar um mundo melhor. E isso, convenhamos, não é nada bom, não é? Devemos ter resistência para vencer os obstáculos nunca para fortalecê-los.