Pesquisar este blog

julho 19, 2013

Motivo da nossa alegria.

     É comum a gente ouvir as pessoas dizerem que o sofrimento faz parte da vida, que essa é uma condição humana e que dele ninguém escapa, que mais cedo ou mais tarde ele aparece para todo mundo.  Infelizmente, quase sempre a gente acaba constatando que isso é verdade.
    Nascemos, vivemos e morremos. Nada de novo nisso, não é? Mas não aprendemos a lidar bem com esse fato. Carregamos isso como um fardo muito pesado. O que faz com nos tornemos pessoas tristes e incapazes de lidar com tudo o que é passageiro.
   Buscamos o eterno em algo que sabemos que não é eterno. Queremos a todo custo viver para sempre  embora cientes de que o que num momento parece eterno ou duradouro, pode não existir mais no momento seguinte. Tudo é passageiro. Não conseguimos parar o tempo.
   Mas longe disso ser motivo para nossa tristeza e desencanto com a vida, deveria ser a razão da nossa alegria. A razão de vivermos cada minuto como se fosse o último ou o primeiro, depende da visão de cada um de nós.
    Pois tanto podemos transformar a nossa vida em algo prazeroso como num vale de lágrimas, onde tudo é dor e sofrimento,  motivo para revolta e tristeza. /Essa decisão está nas mãos de cada um de nós, Se escolhemos ver a vida pela ótica positiva não eliminamos de vez o sofrimento, mas tornamos tudo mais fácil.    Podemos transformar cada momento em aprendizado, única maneira de afastar o sofrimento do nosso caminho. O sofrimento está intimamente ligado à falta de conhecimento e à eterna negação da sua busca.
   Sem buscar o conhecimento, sem livrarmos da nossa cegueira, não temos como nos livrar do sofrimento Pois só o conhecimento pode trazer a verdadeira alegria de viver.