Pesquisar este blog

maio 16, 2014

A importância do dia 13 de maio.

    Algumas datas são cheias de significado. 13 de maio é uma dessas datas em que, querendo ou não, somos forçados a pensar. Particularmente, eu não consigo passar impune por essa data mesmo que eu queira.
    Por um lado, é o dia da assinatura da abolição da escravatura no Brasil pela chamada redentora Princesa Isabel. Há quem pense que ela não assinou a libertação dos negros escravos e, sim, a sua sentença de morte. Pois tratou-se de uma libertação sem planejamento e que não deu meios para que os negros pudessem viver longe de seus antigos senhores. 
    É provável que essa visão não seja de todo errada. Basta para isso ver a situação do negro no Brasil tantos anos depois daquele 13 de maio. Podemos dizer que ainda existe escravidão no Brasil e que ainda há muita gente segregada em "senzalas" pelo país afora.
    Por outro lado, 13 de maio é o dia que se comemora a aparição da Virgem Maria na cidade de Fátima em Portugal. A santa que apareceu para alertar a humanidade e que pedia mais orações, ficou conhecida como Nossa Senhora de Fátima e desde então jamais foi esquecida pelos católicos de todo o mundo.
    Por fim, 13 de maio é o dia também dedicado aos Pretos Velhos da Umbanda. Entidades sempre dispostas a ajudar os necessitados, trazem as marcas da escravidão. Todos os pretos e pretas velhas foram cativos e sofreram os horrores do trabalho forçado, a distância de sua pátria natal, a separação da família e a falta da liberdade, dentre outras privações.
   Tudo isso faz dessa data um dia muito importante. E creia que não é à toa que Nossa Senhora tenha escolhido aparecer justo em 13 de maio e para três crianças. Talvez, ela quisesse com isso lembrar a todos que é entre os humildes  e puros de coração que está a grandeza de Deus. É entre aqueles que sofrem e que são marginalizados que Deus está e fala mais alto.