Pesquisar este blog

julho 16, 2016

Por que nos decepcionamos com as pessoas?.

Resultado de imagem para imagem de por que nos decepcionamos tanto com as pessoasVez por outra encontro pessoas enfrentando o mesmo problema: elas se decepcionaram com alguém no qual elas depositaram todas as suas esperanças. Coisa triste, não é? Seja qual for o tipo de relacionamento que você tenha, a decepção é sempre muito grande e causa muito estrago. Leva tempo para que a ferida seja cicatrizada e que se possa voltar a confiar em novamente em alguém.
Daí vem a pergunta: por que nos decepcionamos com as pessoas? Provavelmente, você responderia essa pergunta dizendo que existem muitas razões para que isso aconteça ou que cada caso é um caso. Com certeza, as duas respostas poderiam ser consideradas como válidas. Afinal, tudo vai depender da profundidade dessa relação, do quão importante essa pessoa é ou era para você e vai por aí. 
No entanto, toda e qualquer razão, explicação ou o que seja acaba esbarrando numa detalhe: em todos os casos os únicos responsáveis pela decepção somos nós mesmos. E sabe por que? Porque, quase sempre, criamos uma ideia falsa do que aquela pessoa é e passamos a acreditar nisso. 
Na verdade, praticamente inventamos uma pessoa com a qual passamos a nos relacionar. Não importa que a pessoa nos mostre o tempo todo que ela não é aquela figura que inventamos, nós continuamos vendo apenas aquilo que queremos ver. 
Há casos em que as pessoas ao nosso lado nos avisam, mas fazemos ouvidos de mercador para os avisos e seguimos acreditando me nossa miragem. E quando, finalmente, abrimos os olhos para a realidade, a decepção quase nos derruba. Só que aí é tarde demais, o estrago já está feito, Inês já é morta.
A melhor forma de evitar isso, é tentar ver as pessoas com elas realmente são, sem inventar personagens ou ver nelas qualidades que não existem. Sei que muitas vezes é difícil, pois algumas pessoas além de falsas são sedutoras e, em muitos casos, já se aproximam da gente dispostas a nos enganar e também ninguém vai sair por pedindo atestado de "bons antecedentes" antes de começar um relacionamento, seja de que tipo for. Mas não custa ficar atento e desconfiar de pessoas que tentam parecer aquilo que não são. 

Bom domingo.