Pesquisar este blog

fevereiro 04, 2017

Liberdade de escolha.

Resultado de imagem para imagem de liberdade de escolhaApesar de bradarmos aos quatro ventos que somos pessoas livres e que fazemos apenas aquilo que queremos, nossas ações dizem exatamente o contrário. Na verdade, vivemos como se fôssemos robôs comandados por uma força desconhecida e que muitas vezes, dizemos, nos leva por caminhos que não queremos trilhar.
Sem dúvida, seria muito cômodo jogar toda a responsabilidade no destino ou no acaso por nossos erros e acertos. Afinal de contas, se assim fosse, ficaríamos completamente isentos de qualquer responsabilidade sobre os nossos atos e, portanto, "livres" para errar ou acertar sem disso precisar prestar contas . 
No entanto, por mais que pensemos o contrário, todos os nossos atos e ações são decisões nossas e de nossa inteira responsabilidade. Mesmo que possa parecer que ao agir o fazemos sem muita consciência, as nossas decisões e escolhas seguem nossas inclinações e desejos ainda que eles não pareçam muito claros para nós no momento em que agimos. 
Somos realmente pessoas livres, podemos fazer o que bem quisermos de nossas vidas.. Podemos ser pessoas boas preocupadas com o bem-estar de todos aqueles que nos rodeiam, pelo planeta que habitamos e podemos, também, escolher viver de forma egoísta e individualista esquecidos de nossas obrigações e deveres, nossa responsabilidade por tudo de bom ou de mau que acontece a nossa volta. A escolha é nossa. Essa é a nossa tão decantada liberdade.
Ao lutarmos para ser livres, estamos, na verdade, lutando para sermos os reais agentes de nossas vidas e destinos. Uma pessoa livre não pode responsabilizar o outro pelas suas ações, pelos caminhos que escolhe trilhar a cada momento de sua vida, a cada passo que dá.  
A liberdade é o nosso dom mais precioso e ao mesmo tempo uma espada afiada. É preciso saber usá-la ao nosso favor escolhendo caminhos que vão nos levar ao verdadeiro conhecimento de nós mesmos. Quando nos conhecemos melhor, podemos fazer escolhas melhores e mais acertadas das quais não precisaremos nos arrepender mais tarde.

Bom final de semana.