Pesquisar este blog

fevereiro 19, 2017

O lado "bom" de conviver com pessoas do "mau".

Resultado de imagem para imagem para o lado bom de conviver com pessoas negativasLogo que percebemos que determinada pessoa do nosso convívio não tem bom caráter, temos hábito de nos afastar dela para evitar nos contagiar com sua energia ruim. Não há nada de mais nisso. Está corretíssimo. Ninguém é obrigado a conviver com pessoas de caráter duvidoso e que, quase sempre, costumam trazer sérios aborrecimentos para nós. Afastar-se desse tipo de pessoas é sempre o melhor caminho.
No entanto, há aqueles casos em que a coisa não é tão fácil assim. Não podemos simplesmente nos afastar daquela pessoa, ou pessoas, nem mesmo cortar relações porque se trata de pessoa muito próxima de nós: parentes próximos, colegas de trabalho, colegas de escola, vizinhos de porta e até mesmo pessoas das quais você depende por uma razão ou outra.
E aí surge a pergunta: como fazer nesses casos? Afinal de contas, você não pode cortar relações com todas as pessoas que têm caráter duvidoso. É bem provável que sobraria muito pouca gente no frigir dos ovos. Infelizmente, vivemos um tempo em que as pessoas não estão fazendo tanta questão assim de primar pelo caráter reto. Haja vista os inúmeros casos de corrupção de que temos notícia em todas as esferas governamentais e mesmo no nosso dia a dia. 
A reposta está em aceitar que nem todo mundo tem o mesmo grau de entendimento da vida que você. Se você, espero fortemente que sim, já conseguiu vencer algumas imperfeições próprias daqueles que se encontram encarnados neste mundo e consegue separar de certa forma "o joio do trigo", parabéns. Use o convívio com esse tipo de pessoas para aprender e cada vez mais ter certeza de que está trilhando o caminho certo.
Essas pessoas são a prova viva de que já não somos mais tão ignorantes como éramos antes de entender que a vida. Não brigue com elas, não as xingue, nem se afaste delas. Aprenda com elas e mantenha-se sempre firme em suas convicções e propósitos de vida. Sem que você saiba elas te ensinam muito. Ainda que seja pela negação.
Ao vê-las agindo sorrateiramente com seus ardis, mentiras, maledicências e provocações você, com certeza, pensa consigo: " eu não quero ser assim, não é bom agir dessa maneira". E esse pensamento reforça sua convicção de pensar e agir de forma positiva e construtivamente em relação a você mesmo e ao mundo que te rodeia.

Bom domingo.