Pesquisar este blog

abril 30, 2017

Coisas boas acontecem.

Resultado de imagem para imagens coisas boas acontecemSe nos deixarmos guiar pelo noticiário da televisão, jornais e internet não é difícil chegar a conclusão de que estamos mesmo no fundo poço e que este mundo não tem mais jeito. Afinal de contas, tudo que se vê é coisa ruim acontecendo em todos os lugares. Seca num lugar, temporais destruindo tudo em outros, guerras, matanças, crianças e velhos abandonados, enfim, tragédias de toda sorte.
Espera aí. Não acontece nada de bom neste mundo, não? Felizmente, sim. Acontecem muitas coisas boas a todo momento. Talvez acontecem mais coisas boas que ruins. Apesar de não parecer, a humanidade já não é tão atrasada como era nos primórdios. Demos alguns passos nessa caminhada rumo ao entendimento da vida e, principalmente, estamos mais civilizados. Embora ainda muito longe do ideal.
Porém, mesmo correndo o risco de ser considerado exagerado, digo que, apesar de toda essa caminhada, guardamos em nós uma certa fascinação para os acontecimentos ruins, as tragédias. Se um jornal noticia que alguém fez uma boa ação e com isso salvou a vida de uma ou algumas pessoas, podemos até achar o gesto bonito e digno, no entanto, dificilmente vamos fazer algum comentário em nossa roda de amigos ou rede social. Mas se a pessoa em questão fez uma maldade por menor que seja, provavelmente passaremos o fato para frente.
Damos, mesmo que seja de forma inconsciente, mais publicidade para as coisas ruins que acontecem do que para as coisas boas. Sabendo disso, os meios de comunicação em geral exageram no destaque das tragédias e crimes de toda sorte porque sabem que é isso que mais chama a atenção do povo, é isso que os leitores querem.Assim sendo, eles dão muito pouco destaque as chamadas "notícias boas".
Além disso, as boas atitudes são quase sempre vistas como mera obrigação. Isso faz com que não se dê a elas a mesma importância que se dá para as más atitudes que resultam, não raro, em dor e tragédia. E aquilo que não é falado ou mostrado parece que não aconteceu. É por isso que temos a impressão que só acontecem coisas ruins no mundo e que a humanidade não presta. Esse tipo de visão vai diminuir no dia que passarmos a dar a devida importância para as boas ações. Sem deixar, é claro, de nos horrorizar com as maldades deste mundo, sejam elas grandes ou pequenas.

Bom domingo.