Pesquisar este blog

maio 20, 2017

Respeito ao outro.

Resultado de imagem para imagem de respeito ao outroPor mais que afirmemos que somos pessoas transparentes e abertas, sempre tem aqueles assuntos os quais não conseguimos falar tão abertamente assim. Basta surgir na conversa para nos fecharmos em copas e até nos irritamos quando a pessoa, muitas vezes sem querer, insiste naquele assunto tabu. Mesmo que seja considerado trivial para aquela pessoa e qualquer outra no mundo. Não importa. O assunto é proibido para nós e ponto.
Isso demonstra o quanto conviver é uma arte difícil e exige tato. É preciso, antes de qualquer coisa, entender que cada pessoa tem as suas particularidades e que não se pode julgar o comportamento de alguém baseado apenas em nossa forma de ver o mundo. Se para nós um assunto ou atitude é considerado de pouca ou nenhuma importância para outra pessoa pode não ser. É preciso ter cuidado. Do contrário, conviver se torna impossível e o rompimento acaba acontecendo.
Trocando em miúdos, é preciso respeitar as individualidades de cada um. Só assim poderemos construir uma convivências sem atritos, baseada no respeito mútuo. Onde, apesar de muitas vezes não concordar com a maneira de viver, se comportar e pensar da outra pessoa, conseguimos respeitar suas atitudes evitando com isso brigas e afastamentos.
A diferença de ideias e pontos de vista não podem representar empecilho para a boa convivência. Ninguém é obrigado a pensar como nós. É saudável conviver com pessoas que têm visões diferentes das nossas a respeitos dos mesmos assuntos. Isso faz com que enxerguemos as coisas por um prisma que não víamos antes. Isso nos enriquece e nos torna mais tolerantes.
Não somos obrigados a mudar a nossa forma de pensar e agir para acatar a forma de agir e pensar de uma outra pessoa. É importante termos nossa própria opinião. Porém, isso não impede que ouçamos a opinião do outro e, em muitos casos, venhamos a concordar e até a passarmos a pensar da mesma maneira. Sem que com isso possamos parecer "Marias vai com as outras".
Embora seja difícil admitir que outras pessoas têm mais conhecimento que nós a respeito de determinados assuntos, se tivermos a humildade de ouvir. o que elas têm a dizer podemos aprender muitas com elas. Manter os ouvidos tapados e ignorar o fato de que não somos "experts" em todos os assuntos é apenas uma prova de soberba.
Devemos estar sempre abertos a ouvir o que os outros têm a dizer e nos ensinar. Isso nos faz mais inteligente e nos mostra que da mesma forma que temos muito o que aprender com as pessoas também temos muito que ensinar a elas. A vida é uma eterna troca. Como diria São Francisco de Assis: é dando que se recebe."

Bom domingo.