Pesquisar este blog

junho 18, 2017

Julgando com imparcialidade.

Resultado de imagem para imagem de julgamento imparcialPolitica nunca foi um assunto sobre o qual gosto de escrever neste blog e, apesar de todo o turbilhão em que vivemos em nosso país nos últimos tempos, tenho tentado evitar, uma vez que nossa intenção aqui é falar sobre assuntos ligados à espiritualidade. 
No entanto, o julgamento da chapa Dilma-Temer fez com que algumas perguntas ficassem no ar e aí não foi mais possível ficar alheio. E eis algumas dessas perguntas; os julgamentos, de juízes ou mesmo os nossos julgamentos, são realmente isentos? Quando julgamos, somos imparciais e honestos em nossos veredictos? 
A resposta que nos parece mais viável  para ambas é de que não. Não somos imparciais. Julgamos de acordo com nossa conveniências. Se o réu em questão é nosso amigo ou familiar, o nosso julgamento é um, se, ao contrário, é  nosso inimigo ou uma pessoa estranha, o nosso julgamento é outro e, nesse caso, costumas sermos bastante severos. Será que isso é justo? Pode um juiz colocar em primeiro plano os seus interesses pessoais acima até mesmo da verdade?
Nossos juízes deram um mau exemplo ao mesmo tempo em que confirmaram uma tendência comum em todos nós. Infelizmente nunca é exagerado dizer que esses políticos que não respeitam os cargos que exercem são nossos legítimos representantes, que eles agem assim porque nós, o povo que os elegem, também agimos assim. 
Essa parcialidade claramente mostrada pelos juízes do STE é também nossa parcialidade. Essa é a lição que fica do resultado favorável pela não cassação da chapa Dilma-Temer. Independente de qualquer coisa, ficou claro que o que estava em jogo não era a verdade dos fatos, mas os interesses particulares de cada um.
Para que isso mude, teremos que mudar também. Só teremos maioria de políticos e juízes comprometidos com a verdade e o decoro no dia em que a maioria da população optar por rever suas posições e tentar tomar decisões com imparcialidade e calcados pura e tão somente na verdade. Enquanto isso não acontecer, teremos que conviver com esse quadro deplorável que temos aí. Políticos que mais parecem bandidos e assaltantes do dinheiro públicos e juízes que julgam de olhos fechados para a verdade e gravidade dos fatos.
Felizmente nem tudo está perdido. Ainda temos políticos e juízes que honram seus cargos. Mas eles ainda são uma minoria sem voz.

Bom domingo.