Pesquisar este blog

julho 23, 2017

Como somos vistos e como nos vemos.

Resultado de imagem para imagem para como somos vistos e como nos vemosA imagem que vemos refletida no espelho nem sempre é a imagem que realmente fazemos de nós. Tem sempre alguma coisa que não gostamos ou que gostaríamos de mudar: talvez a boca não deveria ser tão pequena ou o nariz tão grande, tem também o queixo, as sobrancelhas... Enfim, a gente nunca está satisfeito com a aparência.
No entanto, mesmo perfeitamente conscientes de que não conseguimos agradar nem a nós próprios, geralmente temos a pretensão de querer agradar a todos que não nos rodeiam. Mais que isso, costumamos acreditar que as pessoas com as quais convivemos no nosso dia a dia nos enxergam exatamente com aquela imagem idealizada que temos de nós. Não a imagem que verdadeiramente temos, mas aquela que gostaríamos de ter e que, infelizmente, não corresponde à verdade.
É daí que nascem os enganos e os conflitos, pois agimos na maior parte do tempo como se fossemos aquela pessoa que vemos em nós, não a que somos de fato. É claro que muita gente tem uma percepção bastante próxima daquilo que realmente é, mas a maioria sofre de grande miopia e acaba tendo uma imagem muito distorcida de si mesmo.
Isso não significa que todo mundo vive enganado ou enganando-se. É bastante normal  achar-se bonito (a) ou mesmo ver-se com uma pessoa boa, sensata e talentosa quando somos totalmente  o contrário. Muita gente vê isso como autoestima elevada e uma postura otimista diante da vida. Pode ser. Porém, não podemos usar esse tipo de atitude para mascarar os nossos defeitos ou para vender uma ideia destorcida de nós mesmos.
Ver-se como realmente somos é um passo para mudarmos, principalmente quando não gostamos muito daquilo que vemos em nós. Outro passo importante é procurar aceitar-nos como somos com todos os nossos defeitos e qualidades, sem máscaras, sem maquiagem que nos transforme numa outra pessoa. Ainda que seja a pessoa que gostaríamos de ser ou a maneira com que gostaríamos de ser vistos pelos outros. 
Não existe uma imagem perfeita, um modelo a seguir seguido. Existe, sim, um caminho a ser trilhado rumo ao entendimento do que verdadeiramente somos, a verdadeira razão pela qual estamos nesse mundo, qual o nosso verdadeiro papel aqui e em todo o universo que nos rodeia. Talvez nesse dia nos veremos e seremos vistos como realmente somos. 

Bom domingo.